Ceratocone: a importância de conhecer sua doença.

Uma grande parte dos pacientes que eu atendo no dia a dia tem Ceratocone. E cada vez mais, eu percebo o quanto é importante que o paciente conheça sua doença.

Pessoas com Ceratocone as vezes vivem uma grande busca: “alguém que explique o que eu tenho”, “alguém que me dê uma solução”, “alguém que faça uma lente que eu consiga usar”, “será que minha visão não poderia ser melhor?”.

Muitas vezes eu ouço essas perguntas e as vezes eu só sinto que elas estão ali no ar … na ansiedade que traz um paciente jovem querendo enxergar melhor e entender o problema.

Essa foto foi tirada por mim há poucos dias. Quando um paciente me falou assim: “Dra, outro dia meu pai me disse que quando me olha de lado consegue ver meu ceratocone”. E aí eu falei pra ele: “existe um sinal de ceratocone que você deve ter, se chama Sinal de Munson. É a sua palpebra inferior deformar quando você olha pra baixo por causa da córnea pontuda. Você quer ver?” Ele quis e achou impressionante a foto. Eu precisava tirar essa foto?

Não. Mas eu acredito que tudo que pudermos fazer para alguém entender sua doença influencia em como ela vai lidar com a questão e o quanto vai se dedicar às mudanças de comportamento necessárias, acompanhamento e tratamento.

Tem alguma dúvida sobre ceratocone? Estou aqui para te ajudar.

Ceratocone: a importância de conhecer sua doença.
Juliana Rosa

Juliana Rosa

Oftalmologista especialista em adaptação de Lentes de Contato especiais para Miopia, Ceratocone e Ortoceratologia. Oftalmologista, focada em atendimento especializado e humanizado, com experiência no diagnóstico e tratamento das principais doenças oculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *