A ambliopia é uma falha no desenvolvimento neurológico da visão. Ocorre quando a visão em um ou ambos os olhos não se desenvolve adequadamente durante a infância. É chamada popularmente de “olho preguiçoso”.
A visão de uma criança se desenvolve nos primeiros anos de vida. É importante diagnosticar e tratar as alterações oftalmológicas (graus altos, diferenças de grau entre os dois olhos, desvios oculares, etc) o mais cedo possível.
O oftalmologista diagnostica a ambliopia verificando se a visão difere entre os dois olhos ou se não atinge a visão normal para a idade. Para prevenir a ambliopia, pode ser necessária a correção da alteração oftalmológica com óculos, lentes de contato ou cirurgia e em alguns casos o uso de tampão ocular para estimular o olho amblíope se faz necessário.
A recomendação atual da sociedade brasileira de oftalmopediatria (SBOP) é que além do teste do olhinho ao nascimento, os bebês sejam submetidos a exame oftalmológico dos 6 aos 12 meses. Uma nova avaliação oftalmológica com exame completo deve ser realizada preferencialmente aos 3 anos de idade.
Vamos cuidar dos olhinhos?!