Sim! Hoje em dia, existe no mercado óculos para o tratamento de controle da progressão de miopia em crianças e adolescentes.
As lentes oftálmicas com tecnologia DIMS (defocus incorporated multiple segments) foram desenhadas para controle de miopia em crianças e adolescentes. Um estudo clínico de 2 anos de seguimento mostrou que essas lentes diminuíram a progressão da miopia em 52% e reduziram o aumento do comprimento axial em 62% se comparado com um óculos de visão simples. As lentes foram lançadas pela Hoya no Brasil esse ano e já são utilizadas em larga escala em outros países.
As Lentes Stellest (da Essilor) por meio da tecnologia H.A.L.T. também tem sido utilizadas para o controle da miopia. De acordo com os estudos elas desaceleram a progressão da miopia em 67% em média, em comparação com as lentes de visão simples, quando usadas 12 horas por dia.
A prevalência de miopia tem um crescimento alarmante no mundo. A alta miopia está associada com um risco crescente de alterações que levam a deficiência visual. Atualmente várias modalidades são utilizadas no controle de miopia (tentativa de reduzir a progressão da miopia). Além do controle ambiental, o uso de atropina, ortoceratologia e lentes de contato MiSight já estão bem sedimentados. Agora com as lentes de óculos já bem estudadas, temos mais uma opção de tratamento no controle da miopia. Não tem porque deixar de acompanhar e tratar né?
Então, vamos cuidar dos olhinhos?