O que acontece se eu só souber o grau do paciente e tiver que escolher uma lente de contato para ele?
Existem milhares de tipos de lentes de contato: Gelatinosas, Rígidas, Esclerais. De diversos diâmetros e curvaturas. De descarte diário a descarte anual. Com baixo teor de água a mais alto teor de água. Portanto, só o grau é muito pouco para sabermos qual é a melhor lente para um paciente.
Eis o motivo de não existir receita de lentes de contato. O que adianta entregar uma receita com o grau para o vendedor de uma ótica, por exemplo? Como ele escolherá a sua lente sem saber qual é a curvatura, o diâmetro, a quantidade de água, o material, a permeabilidade a oxigênio, se precisa fazer alguma modificação na periferia da lente, etc, etc e etc.
Para escolher a melhor lente pra você, além de te examinar, o oftalmologista fará o teste de adaptação das lentes para chegar a conclusão de qual é a melhor lente no seu caso, aquela que te dá melhor visão e conforto e que mantenha a saúde ocular. Além disso, ele é responsável por acompanhar seu uso e te dar as orientações do uso correto e responsável, que é fundamental para evitar complicações.
Confie em quem cuida da sua saúde ocular.
Dra. Juliana Rosa