Primeiramente, o que é ceratocone?
Ceratocone é uma doença corneana em que ocorre protrusão e afinamento da córnea, causando um astigmatismo irregular que pode levar a baixa visão.
Agora vamos tirar algumas dúvidas que surgem no dia a dia do consultório sobre essa doença:
Tenho ceratocone, posso ficar cego?
A progressão do ceratocone pode levar a baixa visão. Inicialmente o grau pode ser corrigido com óculos enquanto o paciente ainda tem boa visão. Quando ocorre maior progressão da doença, a baixa visão sem correção pode ser indicação para adaptação de lentes de contato rígidas corneanas ou esclerais, que tem a capacidade de dar melhor visão que os óculos. Em casos nos quais a visão não melhora com lentes ou não se consegue boa adaptação ou tolerância com as mesmas, pode ser indicado o transplante de córnea.
Como enxerga uma pessoa com ceratocone avançado?
O ceratocone avançado pode causar embaçamento visual importante, aberrações (com distorções das imagens), ofuscamento e fotofobia.
Quem tem ceratocone, tem sensibilidade à luz?
Pode ter. Além da sensibilidade a luz pode se queixar de “espalhamento dos pontos de luz”, causado pela distorção da córnea.
Quem tem ceratocone pode dirigir à noite?
Isso dependerá do exame oftalmológico. Não existe uma contraindicação formal mas a avaliação clínica poderá determinar os casos em que a visão é boa o suficiente para dirigir.
O que pode piorar o ceratocone?
O ato de coçar os olhos pode piorar o ceratocone. É comum que pessoas alérgicas tenham mais coceira nos olhos. Por isso é muito importante que quem tem alergia acompanhe regularmente e mantenha o tratamento com o oftalmologista e o alergista.
E você, tem alguma dúvida sobre ceratocone? Deixa sua pergunta aqui nos comentários, que eu respondo.