como-enxergam-os-bebês

Uma dúvida frequente das minhas pacientes mães é como o seu bebê enxerga. A visão não nasce pronta e passa por muitas alterações no primeiro ano de vida. Confira abaixo a evolução da visão dos bebês com o passar dos meses:

Recém nascidos: ao nascimento eles são bastante sensíveis a luz. As pupilas são bem pequenas. Eles só conseguem ver algo muito próximo pela sua visão periférica mas a visão central é ainda muito borrada. Com o passar das semanas as pupilas aumentam e eles conseguem ver faixas e padrões claros/ escuros. Formas largas e cores brilhantes começam a ser atrativas. O bebê começa a ser capaz de focar em um objeto bem em frente a ele. Com 1 mês ele pode focar brevemente em você mas continua preferindo objetos de cores brilhantes até 3 pés de distância.

Dos 2 aos 4 meses: antes dos 2 meses podemos achar o olhar do bebê perdido ou desviado em alguns momentos já que eles ainda não trabalham bem juntos. Na maioria dos casos isso é normal mas se um dos olhos é constantemente desviado, o ideal é procurar avaliação oftalmológica. Aos 2 meses os bebês já são capazes de fixar e acompanhar um objeto. Aos 3 meses ele já tem visão e coordenação suficientes para bater num objeto que se move na sua frente.

Dos 5 aos 8 meses: aos 5 meses o bebê já é capaz de ver a distância do objeto (percepção de profundidade). O mundo já é visto em 3D e eles tem uma boa visão de cores mas ainda não totalmente desenvolvida. Nessa idade o bebê reconhece seus pais que estejam dentro do mesmo quarto e sorri para eles. O começo do engatinhar em torno dos 8 meses também está associado a melhor coordenação mão/ olho.

Dos 9 aos 12 meses: com 9 meses geralmente os olhos atingem a cor final mas podem ser vistas pequenas alterações posteriores. Em torno de 10 meses os bebês conseguem avaliar a distância bem o suficiente para agarrar algo entre o polegar e o indicador.

Como enxergam os bebês?
Juliana Rosa

Juliana Rosa

Oftalmologista especialista em adaptação de Lentes de Contato especiais para Miopia, Ceratocone e Ortoceratologia. Oftalmologista, focada em atendimento especializado e humanizado, com experiência no diagnóstico e tratamento das principais doenças oculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *